Mundo

EUA fazem pedido ao Equador para extradição do narcotraficante 'Fito'

'Fito', o líder do cartéis equatoriano Los Choneros, enfrenta extradição solicitada pelos Estados Unidos, após ser capturado de novo em junho, um ano e meio após a sua fuga.

há 6 horas
EUA fazem pedido ao Equador para extradição do narcotraficante 'Fito'

O Tribunal Nacional de Justiça do Equador confirmou a recepção de um pedido formal de extradição por parte dos Estados Unidos. O narcotraficante José Adolfo Macías Villamar, conhecido como 'Fito', é o líder do maior grupo criminoso do país, os Los Choneros.

O pedido foi entregue ao presidente do tribunal, José Suing Nagua, e o tribunal informou que o processo será conduzido em conformidade com a legislação equatoriana.

Embora não tenha sido divulgada uma data específica para a extradição, o ministro do Interior, John Reimberg, manifestou otimismo de que 'Fito' seja enviado aos EUA ainda este ano. Na rede social X, Reimberg salientou que "o pedido de extradição é possível graças a um quadro legal eficaz e a uma boa relação entre o Equador e os Estados Unidos".

O ministro reafirmou o compromisso do governo em combater o crime organizado, afirmando que "vamos terminar o que começámos e até dizer: boa viagem, 'Fito'".

Na mesma ocasião, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, expressou o seu apreço pela captura de 'Fito' numa conversa com a ministra dos Negócios Estrangeiros equatoriana, Gabriela Sommerfeld. A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, emitiu um comunicado reforçando a colaboração entre os dois países na promoção da segurança no hemisfério.

Rubio e Sommerfeld também abordaram a imigração ilegal e esforços conjuntos para combater o crime transnacional na região.

'Fito', que foi recapturado em junho e se encontra atualmente na prisão de alta segurança La Roca, estava foragido há cerca de um ano e meio. Ele já cumpriu uma sentença de 34 anos por crimes que incluem tráfico de drogas e homicídio, sendo que em abril os EUA o acusaram de conspiração para distribuição internacional de cocaína e outros crimes relacionados ao uso e contrabando de armas.

O cartel de Sinaloa e os Los Choneros são apontados como responsáveis pelo controle das principais rotas de tráfico de cocaína no Equador. O grupo também está sob sanções do Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros dos EUA, que bloqueou ativos vinculados a 'Fito' e à sua organização.

#JustiçaInternacional #LutaContraOCrime #ExtradiçãoFito