Cultura

Festival Tribeca Lisboa Arranca Hoje com Uma Vibrante Programação

A segunda edição do Tribeca Festival Lisboa inicia hoje no Beato, com sessões de cinema esgotadas e debates com estrelas do entretenimento nacional e internacional.

A partir de hoje, a zona do Beato em Lisboa transforma-se no epicentro do cinema com a segunda edição do Tribeca Festival Lisboa. Após uma pré-abertura na quarta-feira, com a projecção do filme 'In the Hand of Dante' por Julian Schnabel, o festival promete várias actividades até sábado.

Entre as novidades, destaca-se o Teatro Ibérico, agora denominado 'The Theater', que acolhe 165 espectadores, e a antiga igreja do Convento do Beato, adaptada para eventos e com capacidade para 300. Este espaço será palco de antestreias, algumas já com bilhetes esgotados, como o filme 'Bugonia', de Yorgos Lanthimos, e o documentário 'Ritas', que retrata a artista brasileira Rita Lee, entre outros.

Além disso, o festival inclui a estreia da primeira longa-metragem de Scarlett Johansson, 'Eleanor the Great', e o documentário 'Are we good', sobre o humorista Marc Maron, que contará com a presença do realizador Steven Feinartz em Lisboa. Obras de cineastas portugueses, como 'Terra Vil' e 'A memória do cheiro das coisas', também figuram na programação.

Na Unicorn Factory Lisboa, o foco recai sobre as conversas e apresentações de podcasts, com a presença de estrelas como Kim Catrall, Meg Ryan, Edie Falco e Giancarlo Esposito. Embora a produtora Ava DuVernay tenha sido anunciada, a sua participação foi cancelada.

A organização promete uma abordagem inclusiva, proporcionando uma experiência mais acessível à comunidade, com actividades que vão desde gastronomia a música ao vivo e artesanato. O festival culminará no sábado com a actuação do grupo MXGPU, que une os músicos Moulinex e GPU Panic.

O Tribeca Festival, criado em 2001 em Nova Iorque por Robert De Niro e Jane Rosenthal, evoluiu de um evento dedicado ao cinema independente para um espaço de 'storytelling', explorando narrativas em diversos formatos. Este ano, Lisboa foi escolhida como a primeira cidade europeia a acolher o festival na sua estratégia de expansão.

A presença de Jane Rosenthal, um dos fundadores do festival, está confirmada, enquanto a organização aguarda a finalização do evento para divulgar o orçamento, que inclui o apoio público.

#TribecaFestival #LisboaCultural #CinemaIndependente