País

Incêndio no Douro Internacional alastrou a três concelhos

Um incêndio iniciado em Freixo de Espada à Cinta afetou também Mogadouro e Torre de Moncorvo, com três frentes ativas e uma vasta operação em curso para controlar as chamas.

há 11 horas
Incêndio no Douro Internacional alastrou a três concelhos

Um incêndio que começou na tarde de sexta-feira, em Freixo de Espada à Cinta, está a afetar uma área considerável da região do Douro Internacional, com frentes ativas em três concelhos: Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Torre de Moncorvo. O comandante sub-regional das Terras de Trás-os-Montes, João Noel Afonso, confirmou que a situação é complexa e que a operação está a ser demorada.

“Estamos a lidar com incêndios de grande dimensão e, apesar de termos meios sapadores e máquinas de rastos em ação, é a partir das primeiras horas da manhã que contaremos com a ajuda de meios aéreos para reforçar os esforços no terreno," salientou o comandante.

Às 13h17, foi emitido o alerta para a ocorrência do incêndio, que à tarde já estava a avançar em direção a Torre de Moncorvo, particularmente na área de Carviçais. Às 18h00, Miguel Fonseca, comandante sub-regional do Douro, anunciou que não havia meios aéreos disponíveis naquele momento crítico.

Conforme a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), por volta das 02h20, 291 operacionais estavam mobilizados, apoiados por 95 veículos, além de seis máquinas de rasto na linha da frente do combate às chamas.

Infelizmente, o comandante Afonso não previu que as frentes do incêndio pudessem ser controladas em breve, dada a magnitude da área afetada.

#IncêndioDouro #EmergênciaCivil #ProteçãoAmbiental