Auto

Investimento de 300 milhões de euros da Volkswagen Autoeuropa para a descarbonização em Palmela

A Volkswagen Autoeuropa vai alocar 300 milhões de euros para a descarbonização da sua fábrica, com a meta de reduzir emissões de CO2 em 90% até 2026.

A Volkswagen Autoeuropa, situada em Palmela, anunciou um investimento significativo de 300 milhões de euros destinado à descarbonização da sua fábrica nos próximos cinco anos. O diretor-geral, Thomas Hegel Gunther, revelou esta informação durante um workshop realizado a 28 de outubro, destacando a ambição de reduzir as emissões de dióxido de carbono em 90 por cento, tendo como referência o ano de 2021.

Gunther elucidou que uma das principais iniciativas será a nova secção de pintura, na qual o gás será substituído por energia elétrica proveniente de fontes verdes, prevendo um aumento de 25 por cento no consumo de eletricidade. Esta mudança, além de favorecer o ambiente, terá também um impacto económico positivo, gerando um consumo energético globalmente mais eficiente.

Durante o evento, que teve por tema a transformação da fábrica de Palmela numa unidade de produção sustentável, o diretor sublinhou que a empresa está empenhada em diversas outras iniciativas que têm como alvo a mitigação do impacto ambiental. Entre estas, destaca-se um novo sistema de climatização e a aquisição de equipamentos que melhoram a eficiência energética.

Thomas Hegel Gunther reafirmou o compromisso da Autoeuropa com a sustentabilidade, citando projetos como o Renascer, que envolve os colaboradores em ações de limpeza de praias na região do Tejo, e um plano de reflorestação em parceria com Organizações Não Governamentais, como a Brigada do Mar e a Quercus, que também marcaram presença no workshop.

#Sustentabilidade #Descarbonização #VolkswagenAutoeuropa