Jenson Button anuncia o término da sua carreira no automobilismo em grande estilo
O icónico piloto britânico Jenson Button despedir-se-á das corridas no Mundial de Resistência em novembro, após quase três décadas de competição.
 
          
          
        Após quase 30 anos dedicados ao desporto automóvel, Jenson Button, o campeão do mundo de Fórmula 1 de 2009, prepara-se para pôr um ponto final na sua carreira profissional. A sua última aparição nas pistas acontecerá nas 8 Horas do Bahrein, a decorrer em novembro, que encerra a temporada do Mundial de Resistência (WEC).
“Este será o meu último desafio. O Bahrein sempre foi uma pista que apreciei, divertida e desafiante. Quero aproveitar ao máximo esta experiência, pois marca o fim da minha trajetória nas corridas”, afirmou Button em declarações à BBC Radio Somerset. O piloto britânico, que tem 45 anos, revelou que decidiu não participar no WEC na próxima temporada.
Button deu os primeiros passos na Fórmula 1 em 2000, ao serviço da Williams, e conta com 306 corridas disputadas, o que o torna no sexto piloto mais experiente na história da modalidade. Durante a sua carreira, construiu um impressionante palmarés com 15 vitórias, 50 pódios e oito 'pole positions'.
“Aproveitei bastante o meu tempo com a Jota no WEC, mas a vida tem estado intensa e não seria justo para a equipa ou para mim pensar que teria tempo para me dedicar em 2026”, lamentou Button.
Um dos momentos mais marcantes da sua carreira foi em 2009, ao conquistar os campeonatos de pilotos e construtores com a Brawn GP, uma equipa que surgiu das cinzas da antiga Honda e teve uma única temporada triunfante na F1.
“Os meus filhos têm quatro e seis anos, e a ausência numa semana implica perder muitos momentos importantes. Nos últimos dois anos, percebi que perdi muito, algo que não me incomodou porque sabia que ia acontecer. No entanto, não quero passar por isso novamente por mais uma temporada”, esclareceu.
Após deixar a Fórmula 1 no final da temporada de 2016, com uma breve participação em 2017, Button aventurou-se em diversas categorias, como Super GT, carros desportivos e Extreme E, e participou ainda em três edições das 24 Horas de Le Mans.
Nos dois últimos anos, o piloto esteve ativo no WEC, mas anunciou que as 8 Horas do Bahrein, marcadas para 8 de novembro, serão o seu último ato em competições profissionais. Button pretende agora focar-se em novos projectos e passar mais tempo com a sua família.
Embora se retire das competições, Button não pretende deixar completamente de conduzir e continuará a desfrutar dos seus clássicos, que guarda com carinho. “Adoro os meus carros clássicos, e estou entusiasmado por poder conduzi-los, pois são meus e aprecio o seu aspeto mecânico”, concluiu.