Mundo

Maria de Fátima Jardim assume liderança da CPLP como nova secretária-executiva

A angolana Maria de Fátima Jardim foi nomeada secretária-executiva da CPLP, sucedendo a Zacarias da Costa após dois mandatos, e traz vasta experiência na diplomacia e na política.

há 3 horas
Maria de Fátima Jardim assume liderança da CPLP como nova secretária-executiva

A diplomata angolana e ex-ministra, Maria de Fátima Jardim, foi oficialmente designada como a nova secretária-executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um anúncio feito após a recente Conferência de chefes de Estado e de Governo.

Maria de Fátima Jardim, que sucede ao timorense Zacarias da Costa, completou dois mandatos desde 2021 à frente da CPLP.

Licenciada em biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a nova líder da CPLP tem um percurso notável, incluindo o cargo de vice-presidente do Conselho da Organização das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), representando o continente africano desde 2021.

Anteriormente, Jardim exerceu funções como diretora do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM) e do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (INIP) em Luanda. A sua experiência governamental abrangeu ministeriados nas áreas das Pescas e Ambiente entre 1992 e 2015, e representou Angola na COP 21, onde esteve envolvida nas negociações do Acordo de Paris.

De 2003 a 2008, manteve-se ativa como deputada na Assembleia Nacional de Angola e, até março deste ano, ocupava o cargo de embaixadora de Angola em Itália.

O secretariado-executivo da CPLP desempenha um papel crucial na execução das decisões da organização, que inclui além de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Este órgão é responsável por planear e implementar os programas da CPLP, assim como por coordenar as reuniões dos diferentes corpos da comunidade.

#CPLP #MariaDeFátimaJardim #LiderançaGlobal