Miguel Oliveira enfrenta desafios nos treinos do GP da República Checa
O piloto português Miguel Oliveira (Yamaha) concluiu os treinos livres do Grande Prémio da República Checa na 19.ª posição, a preparar-se para a qualificação.

O piloto português Miguel Oliveira, que corre com a equipa da Yamaha, ocupou a 19.ª posição nos treinos livres do Grande Prémio da República Checa, a 12.ª corrida da presente temporada de MotoGP.
Natural de Almada, Oliveira havia terminado a sessão matinal na 12.ª posição, mas viu-se a 1,902 segundos do líder, Marc Márquez (Ducati), que superou Johann Zarco (Honda) por 0,469 segundos, enquanto Fabio Quartararo (Yamaha) ficou em terceiro, a 0,530 segundos.
As condições climáticas na manhã foram desafiadoras, com chuviscos que tornaram a pista escorregadia. A sessão também foi marcada pela queda dramática do japonês Ai Ogura (Aprilia), que resultou em danos significativos na sua moto.
O atual campeão, Jorge Martin (Aprilia), fez o seu regresso às competições após um acidente no GP do Qatar, terminando o dia com o quinto melhor tempo, a 0,721 segundos de Márquez, depois de ter sido o 17.º nos treinos matinais. Martin anunciou na quinta-feira a sua continuidade na Aprilia por mais uma temporada.
Diante destes resultados, Miguel Oliveira, sendo a pior Yamaha em pista, terá que passar pela primeira fase da qualificação (Q1) no próximo sábado na tentativa de assegurar uma das vagas para a Q2. Além da qualificação, está também programada uma corrida sprint para a tarde de sábado.
Marc Márquez chega a esta corrida após quatro fins de semana vitoriosos, liderando o campeonato com 344 pontos, uma vantagem de 83 pontos sobre o seu irmão Alex Márquez (Ducati), que ocupa a segunda posição. Por outro lado, Miguel Oliveira encontra-se na 23.ª posição da classificação geral, com apenas seis pontos acumulados.