Novas aquisições portuguesas na equipa técnica da seleção sul-coreana
Pedro Roma e Nuno Matias juntam-se a João Aroso na seleção da Coreia do Sul, que já garantiu a sua presença no Mundial de 2026.

A selecção da Coreia do Sul vai acolher mais dois elementos portugueses na sua equipa técnica. Conforme apurou o Desporto ao Minuto, Pedro Roma e Nuno Matias são as recentes adições que se juntam ao trabalho do treinador João Aroso. A equipa já assegurou o seu lugar no Campeonato do Mundo de 2026, que terá lugar no Canadá, Estados Unidos e México.
Os novos integrantes foram seleccionados por João Aroso, atual treinador-adjunto do selecionador principal Hong Myung-Bo. Além deles, Tiago Maia, analista, também faz parte da estrutura e já tinha sido integrado anteriormente por Aroso.
Pedro Roma, de 53 anos, é especialista em treino de guarda-redes, tendo sido um antigo jogador da Académica. Ao longo da sua carreira, Roma manteve-se próximo das camadas jovens de Portugal, onde trabalhou de 2011 a 2019 e repetidamente desde 2023, além de ter exercido funções na seleção do Bahrain entre 2019 e 2023.
Por sua vez, Nuno Matias, de 41 anos, assume o cargo de preparador-físico, após várias temporadas no Benfica, incluindo ligação à equipa principal.
Além destas alterações, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que Domingos Paciência será o novo diretor responsável pela seleção principal, e Óscar Tojo foi promovido a Diretor Técnico Nacional (DTN).
A Coreia do Sul qualificou-se para o Mundial com uma vitória de 2-0 sobre o Iraque, enquanto a Jordânia, estreante nesta competição, venceu Omã por 3-0, ambas as seleções assegurando a entrada na fase final do torneio, que será realizado em junho de 2026.
Com esta qualificação, a Coreia do Sul marca a sua 12.ª participação em Mundiais, sendo a 11.ª consecutiva desde 1986, com destaque para o quarto lugar alcançado em 2002, quando o evento teve lugar na Coreia do Sul e no Japão. Assim, as duas seleções somam-se a uma lista crescente de equipas já qualificadas, que inclui Argentina, Irão, Japão, Uzbequistão e Nova Zelândia.