Nuno da Câmara Pereira, o fadista, será o rosto do Chega nas eleições de Belmonte
O fadista e ex-presidente do Partido Popular Monárquico, Nuno da Câmara Pereira, é o candidato do Chega à Câmara de Belmonte, focando-se na agricultura e na preservação do património histórico.

O conhecido fadista Nuno da Câmara Pereira, aged 74, será o candidato do Chega à Câmara Municipal de Belmonte. Com um histórico ligado ao Partido Popular Monárquico, Pereira encontra-se sem filiação partidária desde 2005 e sublinha que a sua candidatura tem raízes em um projeto pessoal que o acompanha há vários anos.
"Eu sou dos Cabrais de Belmonte", afirmou, vincando as suas profundas ligações familiares à região, onde os avós paternos residiam. Nuno da Câmara Pereira tem uma ligação especial com a vila, tendo adquirido cinco casas no centro histórico, que pretende recuperar.
Embora resida fora de Belmonte, o fadista diz que tem acompanhado a realidade local ao longo dos últimos 30 anos e que o seu amor pela terra é uma motivação poderosa para a candidatura. Ele acredita que pode trazer uma perspetiva cosmopolita e uma abordagem prática à gestão do concelho.
Entre as suas principais prioridades, destacam-se o apoio à agricultura e a recuperação do património histórico. "Os pequenos agricultores sentem-se isolados e sem apoio", lamentou. Para inverter esta situação, propôs a criação de um "polo técnico agrícola" que ofereça suporte constante e consistente.
Outro desafio que Nuno da Câmara Pereira pretende enfrentar é a melhoria do regadio do concelho, que enfatiza estar mal aproveitado. "A primeira coisa é recuperar, de uma forma exequível, o regadio de Belmonte", sublinhou.
A preservação do património histórico também é uma prioridade para o candidato, que sugere a implementação de medidas de incentivo, como linhas de crédito ou subsídios, para apoiar a recuperação de edifícios em estado de abandono. "Muitas casas de granito estão completamente esquecidas", destacou.
O fadista sublinhou ainda a importância de ouvir a juventude, permitindo que esta se sinta responsável pela revitalização de Belmonte. Nuno da Câmara Pereira vê-se, assim, como uma espécie de "farol" para a nova geração.
A sua opção pela candidatura ao Chega é justificada pelo fato de ser o segundo maior partido em Portugal, sendo uma opção sólida para quem busca responsabilidade e um contraponto político ao que tem sido praticado nos últimos anos.
Atualmente, a Câmara de Belmonte está sob a liderança de António Dias Rocha, do PS, que está a cumprir o seu terceiro mandato. O círculo eleitoral inclui outros candidatos, como Vítor Pereira, do PS, António Marques, do PSD, e Carlos Afonso, da CDU.
As eleições autárquicas realizam-se no dia 12 de outubro.