Cultura

Painel de Azulejos Arte Nova em Lisboa Sugerido para Classificação como Património Pública

Um importante painel de azulejos no bairro Avenidas Novas, Lisboa, poderá ser classificado como bem móvel de Interesse Público devido ao seu valor cultural e risco de destruição.

12/07/2025 22:05
Painel de Azulejos Arte Nova em Lisboa Sugerido para Classificação como Património Pública

Um painel de azulejos de estilo Arte Nova, datado de 1918 e criado pelo artista José António Jorge Pinto, localizado na Rua Doutor Álvaro de Castro, em Lisboa, foi recomendado para ser declarado bem móvel de Interesse Público. A proposta foi apresentada pelo Museu e Monumentos de Portugal (MMP) à ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, conforme um parecer emitido pela Secção dos Museus, Conservação e Restauro e Património Cultural Móvel a 5 de maio deste ano.

O painel, que se encontra ameaçado pela demolição do edifício em que está instalado, é descrito no anúncio como uma peça única na azulejaria portuguesa, com um valor cultural significativo a nível nacional. A sua destruição representaria uma perda irreparável para o património cultural do país.

João Pedro Monteiro, diretor do Museu Nacional do Azulejo, reforça a importância desta obra, considerando-a "uma das grandes peças da azulejaria Arte Nova em Portugal". O painel ilustra uma figura feminina jovem que segura um leque japonês, emoldurada por um fundo que remete para favos de mel. A técnica utilizada, que se assemelha a processos fotográficos na cerâmica, confere-lhe uma singularidade que distingue esta obra, lembrando os estilos populares das publicações da época como a Ilustração Portuguesa. Não há outros exemplares conhecidos com tal estética.

#PatrimónioCultural #ArteNova #LisboaIncrível