Cultura

Jaime Reis lança novas composições na série 'Inverso Sangue - Sangue Inverso'

O maestro Jean-Philippe Wurtz conduzirá o Ensemble DME na estreia de novas obras de Jaime Reis a 25 de outubro, na Escola Superior de Música de Lisboa, integradas na pós-graduação em composição musical aplicada.

12/07/2025 23:55
Jaime Reis lança novas composições na série 'Inverso Sangue - Sangue Inverso'

O Auditório Vianna da Motta será o palco da estreia das novas composições ‘Sangue Inverso: Hematite (VII)’ e ‘Inverso Sangue: Rútilo (VII)’, de Jaime Reis, agendada para o dia 25 de outubro. O concerto estará a cargo do Ensemble DME sob a direcção do maestro Jean-Philippe Wurtz e faz parte da semana dedicada à pós-graduação em composição musical aplicada na Escola Superior de Música de Lisboa.

Esta apresentação dá continuidade ao projeto ‘Sangue Inverso - Inverso Sangue’, uma obra em desenvolvimento ao longo de vários anos, que consiste em diversos andamentos que podem ser performados isoladamente ou em conjunto. Cada peça é executada juntamente com a sua contraparte inversa e pode ser seguida por uma terceira peça resultante da combinação das anteriores.

As composições são nomeadas com base em minerais e rochas, como magnetite e âmbar, evocando uma palete de “cores, sensações e ideias”, refletindo um processo criativo que é ao mesmo tempo “simples e complexo”, ainda que explore as dinâmicas entre o individual e o coletivo.

A estreia coincide com a atribuição a Jaime Reis dos Prémios Científicos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e o Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade, uma distinção rara, uma vez que Reis é o primeiro a ser agraciado com ambos no mesmo ano. Esses prémios visam reconhecer o mérito e o impacto da academia nas áreas das artes, ciências sociais, tecnologia e engenharia.

Os Prémios Científicos IPL-CGD destacam a excelência na investigação e na criação artística, enquanto os Prémios de Reconhecimento sublinham iniciativas que promovem a ligação entre o conhecimento académico e a sociedade. Jaime Reis, que já se havia notabilizado a nível internacional na música contemporânea e na investigação artística, junta-se a outros destacados compositores como Luís Tinoco, Ricardo Pinheiro e Carlos Caires, que também foram premiados anteriormente.

#MúsicaContemporânea #ArteEInovação #SangueInverso