Economia

Portugal avança no ranking de inovação da UE, mas ainda enfrenta obstáculos

O país alcançou a 16.ª posição no ranking de inovação da UE, com um índice de 90,7%, melhorando em três pontos desde o ano passado, mas persistem desafios estruturais.

23/07/2025 21:05
Portugal avança no ranking de inovação da UE, mas ainda enfrenta obstáculos

Portugal subiu para a 16.ª posição entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE) no 'European Innovation Scoreboard' de 2025, conforme anunciado hoje pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Com um índice de inovação de 90,7%, o país registou um aumento de três pontos percentuais desde 2024 e nove pontos desde 2018.

Classificado como Inovador Moderado, Portugal aproxima-se da média europeia, destacando-se em vários indicadores relevantes. Entre os principais pontos fortes, o relatório evidencia o apoio público à investigação e desenvolvimento (I&D) no setor empresarial, onde Portugal lidera na UE com uma taxa de 185,8% da média europeia, bem como inovações no mercado, digitalização e o crescimento no número de especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

No entanto, a ANI sublinha que persistem desafios estruturais a serem enfrentados, incluindo a necessidade de aumentar o investimento privado em I&D, dinamizar o capital de risco, valorizar a inovação nas exportações de alta tecnologia e melhorar progressivamente a produtividade laboral, fatores que ainda condicionam a competitividade do país.

A nível regional, o 'Regional Innovation Scoreboard' 2025 posiciona a Grande Lisboa como Inovador Forte, atingindo 109,6% da média da UE e ocupando o 77.º lugar na classificação europeia, um aumento de 18,7% desde 2018. Esta região é a que melhor desempenho apresenta entre as nove regiões de Portugal, destacando-se em áreas como o emprego em TIC, publicações científicas e vendas de inovações.

A região Centro também superou a média do grupo de Inovadores Moderados, agora integrada na categoria de Moderado+, alcançando 90,1% da média da UE.

A ANI destaca que todas as regiões portuguesas registaram melhorias desde 2018, evidenciando um progresso positivo e coeso no sistema nacional de inovação.

#InovaçãoPortugal #DesafiosEstruturais #ProgressoEvolutivo