Economia

Portugal regista o 3.º maior descenso nos preços da produção industrial na Europa

Em junho, os preços da produção industrial em Portugal caíram 2,8% em comparação com o ano anterior, segundo o Eurostat, destacando-se entre os Estados-membros da UE.

05/08/2025 11:30
Portugal regista o 3.º maior descenso nos preços da produção industrial na Europa

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat, Portugal observou um recuo de 2,8% nos preços da produção industrial em junho em relação ao mesmo mês do ano passado. Este valor coloca o país entre os que mais sofreram quebras, ocupando a terceira pior posição entre os Estados-membros da União Europeia.

No entanto, na comparação mensal, Portugal registou um aumento de 1,7% nos preços de produção, tornando-se assim o terceiro país da UE com um dos maiores avanços. Na área do euro, a produção industrial subiu 0,8%, enquanto que na UE o aumento foi de 0,7% em junho.

Acrescentando à análise, as flutuações anuais mostraram que a Bulgária, a Grécia e a Itália foram as nações que mais aumentaram os preços, com percentagens de 8,4%, 5,0% e 3,9%, respetivamente. Por outro lado, as maiores quedas foram observadas na Estónia (-5,2%) e na Lituânia (-2,9%).

Quando analisamos a variação mensal em comparação com maio, destaca-se a Espanha com um aumento de 3,1%, seguida da Itália com 2,2% e de Portugal com 1,7%. Em contraste, a Estónia, a Irlanda e a Suécia foram as nações que mais falharam em registar crescimento, com descidas de 3,8%, 2,8% e 1,4%, respetivamente.

#ProduçãoIndustrial #PreçosEmQueda #EconomiaEuropeia