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Produção da Autoeuropa assegurada por mais uma semana apesar da crise de semicondutores

A fábrica da Volkswagen em Palmela mantém a produção até ao final da próxima semana, apesar dos desafios na indústria automóvel europeia.

A Volkswagen Autoeuropa, localizada em Palmela, não enfrenta, até ao momento, um impacto significativo devido à crise de fornecimento de semicondutores que afeta a indústria automóvel europeia. O diretor-geral da fábrica, Thomas Hegel Gunther, anunciou que a produção está garantida até ao final da próxima semana.

"Estamos cientes do problema que assola a indústria automóvel na Europa, mas o grupo Volkswagen tomou medidas rápidas e eficazes. Criámos uma equipa de resposta que trabalha incessantemente na procura de soluções. Graças a esse esforço, já conseguimos garantir a produção de veículos tanto para esta semana como para a próxima", afirmou Gunther à Lusa durante um workshop sobre a transformação da fábrica em um modelo sustentável no âmbito do programa Zero Impact Factory.

Os desafios referidos pelo responsável estão associados à proibição imposta pela China sobre as exportações da empresa Nexperia, que fornece semicondutores, componentes essenciais para a produção automóvel.

Na sexta-feira anterior, em comunicado dirigido aos colaboradores, a Autoeuropa reconheceu a possibilidade de ser afetada pela escassez de semicondutores da Nexperia, mas assegurou que a produção estava garantida para a semana em curso. Agora, o responsável da fábrica reafirma a certeza de mais uma semana de atividade produtiva.

"Embora a Nexperia não seja o nosso fornecedor direto, ela age como subfornecedor para alguns dos nossos principais parceiros", esclareceu Gunther, acrescentando que a Volkswagen já fez arranjos para garantir outros semicondutores alternativos necessários à produção.

O diretor-geral sublinhou ainda a importância dos semicondutores não apenas no setor automóvel, mas também em dispositivos como telemóveis, enfatizando como a globalização trouxe uma interdependência significativa entre diversas indústrias. "Na Volkswagen Autoeuropa, contamos com 81 componentes que dependem de semicondutores da Nexperia. A globalização ligou indústrias e países de maneiras que tornam essa interdependência algo natural e positivo", concluiu.

Os problemas de fornecimento da Nexperia, uma companhia com sede nos Países Baixos, surgiram após o governo holandês assumir o controlo da empresa em 2019, visando proteger tecnologia e conhecimentos de serem transferidos para a China. Como resposta, a China bloqueou as exportações da Nexperia, afetando diretamente a Volkswagen, um dos seus principais clientes.

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