Mundo

Protesto em Londres resulta em 41 detenções por apoio a grupo considerado terrorista

Em Londres, 41 indivíduos foram detidos durante uma manifestação em favor do grupo Palestine Action, recentemente classificado como organização terrorista pelo governo britânico.

há 5 horas
Protesto em Londres resulta em 41 detenções por apoio a grupo considerado terrorista

A polícia londrina relatou a detenção de quarenta e uma pessoas hoje, após a sua participação em uma manifestação de apoio à organização Palestine Action, que foi banida no Reino Unido. De acordo com as autoridades, uma das detenções foi feita em resultado de agressões durante o protesto.

A manifestação, promovida pela organização Defend Our Juries em várias cidades britânicas, ocorreu na Praça do Parlamento, onde os manifestantes exibiram cartazes com slogans como "Oponho-me ao genocídio, apoio Palestine Action".

No início de julho, o parlamento britânico aprovou uma lei que proíbe as atividades do grupo Palestine Action, classificando-o como uma "organização terrorista". Esta medida foi impulsionada por um incidente de vandalismo numa base aérea, que levou à detenção de quatro indivíduos, cuja audiência no tribunal está agendada para a próxima sexta-feira.

O grupo tem declarado que os seus protestos visam interromper a "participação direta do Reino Unido" em "genocídios e crimes de guerra no Médio Oriente", particularmente na guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Além disso, a decisão do governo britânico foi criticada por peritos da ONU que enfatizam que "danos materiais, sem risco à vida de outras pessoas, não têm fundamento suficiente para serem classificados como terrorismo".

Na semana passada, também em Londres, 29 pessoas, incluindo um padre e profissionais de saúde, foram detidas durante uma manifestação similar em apoio ao grupo Palestine Action.

#ProtestoLondres #DireitosHumanos #LiberdadeDeExpressao