País

PSP apanha foragido com taser após nova tentativa de fuga

Um jovem, procurado desde o início do mês por agredir um polícia, foi detido na Amadora, juntamente com um cúmplice, por posse ilegal de armas de fogo.

há 5 horas
PSP apanha foragido com taser após nova tentativa de fuga

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) prendeu, no dia 10 de julho, dois jovens na Amadora, suspeitos dos crimes de posse ilegal de arma de fogo, resistência e coação. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

A PSP relata que os agentes identificaram um indivíduo que coincidia com as características de um suspeito que tinha agredido um polícia e escapado na noite do 4 para o 5 de julho. Para confirmar a sua identidade, os polícias montaram uma vigilância e observaram o homem a entrar na parte de trás de um carro, após o que abandonou o local.

Os agentes seguiram a viatura e, apesar de inicialmente não terem conseguido fazer o carro parar, conseguiram finalmente abordá-lo e notaram que havia cinco pessoas no interior. Durante a abordagem, um dos suspeitos tentou esconder uma bolsa sob o banco do carro.

Quando percebeu a possibilidade de fuga, o jovem saltou para fora do carro e começou a evadir-se a pé. A PSP iniciou uma perseguição, conseguindo interceptá-lo dentro de um edifício. Encurralado, o suspeito empurrou um dos polícias, levando os agentes a utilizarem um taser para controlá-lo e algemá-lo.

Após a detenção, foi encontrada uma bolsa no veículo do suspeito, contendo duas armas de fogo calibre 9 mm e 7,65 mm, além de 5 munições de 9 mm, 17 de 7,65 mm e 1.480 euros em dinheiro. Durante uma busca adicional na viatura, foi ainda descoberta uma arma de fogo calibre 9 mm transformada e 45 munições de calibre 380 na mochila do condutor.

Os detidos, com idades de 23 e 24 anos, foram apresentados a um tribunal, onde ao suspeito que agrediu os polícias foi aplicada prisão preventiva, enquanto o condutor enfrenta apenas apresentações periódicas.

Importa assinalar que uma nova lei em vigor desde março agrava as penas para quem agredir agentes de autoridade, aumentando as sanções para ofensas físicas simples e qualificadas, assim como para crimes de resistência e coação.

#SegurançaPública #Justiça #PSP