Economia

Reserva Federal dos EUA mantém taxas de juro inalteradas pela quinta vez

A Reserva Federal dos EUA anuncia hoje a decisão de manter as taxas de juro, ignorando as solicitações de Donald Trump por cortes significativos.

30/07/2025 06:35
Reserva Federal dos EUA mantém taxas de juro inalteradas pela quinta vez

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) está prestes a divulgar a sua decisão sobre as taxas de juro, que deverá manter-se inalterada pela quinta vez em 2023, apesar das constantes pressões do Presidente Donald Trump.

Trump tem defendido uma redução das taxas, chegando a chamar Jerome Powell, o presidente da Fed, de "perdedor" e "teimoso". Na semana passada, o Presidente dos EUA acusou Powell de estar a agir contra os interesses da economia norte-americana e pediu um corte de três pontos percentuais nas taxas de juro.

No entanto, Powell já afirmou que as declarações de Trump não afetarão sua decisão, que será anunciada esta tarde, seguida de uma conferência de imprensa.

Com o seu mandato à frente da Fed até maio de 2026, Powell tem mostrado determinação em completar o seu tempo no cargo, mesmo após as ameaças de despedimento proveniente da Casa Branca.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, indicou que não vê razões para Powell se demitir imediatamente.

Os analistas antecipam que, apesar da pressão do governo, a Fed manterá as taxas, com Michael Krautzberger, diretor de investimento global da Allianz Global Investors, a declarar que as taxas permanecerão inalteradas.

"Os primeiros seis meses da administração Trump têm sido extremamente tumultuosos para os responsáveis pela política económica, com uma crescente incerteza. As previsões para o crescimento e a inflação em 2025 têm mostrado elevada volatilidade", afirmou Krautzberger.

O Banco BPI também prevê a manutenção das taxas, apontando para uma divisão de opiniões dentro da Fed, onde os mais cautelosos esperam, no máximo, um corte este ano, enquanto outros antecipam pelo menos duas descidas.

Gregory Daco, economista-chefe da EY-Parthenon, também prevê a manutenção das taxas e expressou curiosidade sobre se Powell indicará uma possível flexibilização da política monetária até ao final do ano.

Na última reunião, em 18 de junho, a Fed manteve as taxas de juros inalteradas, numa altura de incerteza sobre os efeitos das tarifas comerciais do país, situando-se entre 4,25% e 4,5%.

#ReservaFederal #TaxasDeJuro #EconomiaUSA