País

Residentes do Talude Militar opõem-se a demolições e enfrentam a polícia

Moradores do Bairro do Talude Militar, em Loures, tentam bloquear a demolição de residências autoconstruídas, gerando um ambiente tenso com a polícia nesta manhã.

há 3 horas
Residentes do Talude Militar opõem-se a demolições e enfrentam a polícia

No Bairro do Talude Militar, em Loures, um grupo de moradores está a mobilizar-se para impedir a demolição de casas autoconstruídas, uma ação ordenada pela Câmara Municipal, que está a provocar um aumento da tensão com as forças policiais.

“Não vamos sair daqui. Hoje vão ter de matar pessoas”, declarou um residente à porta de sua habitação, após uma tentativa dos serviços municipais, assistidos pela Polícia Municipal, de forçar a saída dos ocupantes.

Uma advogada associada ao movimento Vida Justa chegou ao local e pediu aos residentes que permanecessem nas suas casas, afirmando que “não há mandado judicial” que apoie estas demolições.

“As pessoas têm o direito de permanecer nas suas residências e, se a operação se mantiver, terão de ser retiradas à força”, afirmou a advogada aos moradores.

Em declarações à Lusa, Gonçalo Filipe, representante do movimento Vida Justa, destacou a existência de trâmites judiciais que barram a realização das demolições, criticando a postura “agressiva” da Câmara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa.

Neste momento, mais de dez agentes da polícia de choque da PSP estão posicionados à entrada do bairro, onde os moradores, a cerca de 20 metros de distância, formam uma barreira defensiva.

#DireitoàHabitação #JustiçaSocial #DemoliçõesInaceitáveis