Sam Altman expressa inquietação sobre o impacto das redes sociais nas crianças
Em entrevista, o CEO da OpenAI, Sam Altman, manifestou a sua preocupação com o efeito nocivo das redes sociais e vídeos curtos no desenvolvimento das crianças.

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, esteve recentemente no podcast ‘This Past Weekend’ de Theo Von, onde abordou as suas inquietações sobre as consequências das redes sociais no crescimento das crianças.
As suas palavras surgem numa fase em que muitos estudos apontam para o impacto prejudicial da utilização excessiva de ferramentas de Inteligência Artificial entre os jovens, alertando para a criação de uma “dívida cognitiva” em certos casos. Com a popularidade crescente do ChatGPT, a OpenAI e o seu líder encontram-se no centro do debate sobre os riscos associados à disseminação das novas tecnologias.
Altman destacou que está particularmente preocupado com os vídeos de curta duração, que, segundo ele, interferem profundamente no desenvolvimento cerebral das crianças. “O pico de dopamina proporcionado pelos ‘feeds’ de vídeos curtos está a prejudicar o crescimento mental dos mais novos”, afirmou.
Contrariamente, o CEO manifestou que não teme tanto o impacto da Inteligência Artificial nas crianças, mas antes a forma como adultos mais velhos se irão ajustar a esta evolução tecnológica. “Historicamente, aqueles que crescem com novas tecnologias adaptam-se de forma mais fluente. Aprendem rapidamente a lidar com novas realidades. No entanto, para alguém com 50 anos, o desafio é outro e nem sempre é tão simples”, explicou.