App global de horários de missas atinge marco de dois milhões de utilizadores
Uma aplicação que centraliza os horários de missas em todo o mundo superou os dois milhões de downloads, numa altura em que se realiza o Jubileu dos Missionários em Roma.

O Mass Times, uma aplicação dedicada aos horários das missas em diversas localidades, atingiu a impressionante marca de dois milhões de downloads, momentos antes do Jubileu dos Missionários e Influenciadores Católicos em Roma, que acontece entre segunda e terça-feira.
Pablo Licheri, o programador argentino por trás deste projeto, revelou à Lusa que a aplicação surgiu para satisfazer as necessidades dos fiéis, sendo alimentada por contribuições de católicos que inserem dados acerca das celebrações, missas e confissões nas suas paróquias.
“Iniciei este projeto em 2014, de forma totalmente independente, e o seu sucesso deve-se ao facto de que as pessoas, cada vez mais, estão em movimento e procuram informações práticas”, afirmou.
O foco da aplicação está em ajudar católicos que estão deslocados, emigrantes ou de férias, oferecendo-a em nove idiomas, incluindo o português. O objetivo de Licheri é expandir a plataforma, adicionando mais horários de igrejas e novas funcionalidades, como as leituras semanais.
“Queremos que a plataforma se mantenha atual e útil a longo prazo, sem nos tornarmos criadores de conteúdo, mas sim guardiães deste projeto”, disse o programador, que mira alcançar dez milhões de utilizadores nos próximos três anos, aproveitando o jubileu para atrair novos interessados.
Atualmente, a aplicação possui dados de mais de 125 mil igrejas, o que representa quase metade do total existente no mundo. Há pelo menos um horário de algum templo disponível em cada país da plataforma.
A ideia do Mass Times emergiu após um retiro espiritual e numa altura em que o Papa Francisco fez um apelo aos fiéis para que se comprometessem no “continente digital”.
Licheri destaca a importância de refletir sobre como as novas tecnologias podem enriquecer a nossa fé. Todos os meses, a base de dados é atualizada mais de sete mil vezes, graças a uma comunidade de mais de 75 mil colaboradores que fornecem correções e novos horários.
A plataforma, que é gratuita, também permite que os utilizadores se inscrevam numa newsletter semanal, enviada todos os sábados, com conteúdos sobre fé, devoções e reflexões eucarísticas.
Segundo o Vaticano, o jubileu dos influenciadores digitais visa reconhecer todos aqueles que evangelizam no meio digital, disseminando a mensagem do Evangelho através das redes sociais, blogs, canais e aplicações.