Samu Aghehowa é absolvido após homenagem a Jorge Costa
O Conselho de Disciplina da FPF decidiu não sancionar o jogador do FC Porto pela homenagem a Jorge Costa, embora o clube deva enfrentar penalizações por outros motivos.

Samu Aghehowa não sofrerá qualquer tipo de punição em virtude do gesto realizado durante a partida em que o FC Porto venceu o Vitória SC, por 3-0, na primeira jornada da I Liga. O internacional espanhol marcou um golo e, durante a celebração, levantou a camisola para mostrar uma t-shirt com a mensagem "Descansa em paz, Jorge Costa 2".
Após este gesto, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a abertura de um processo disciplinar, baseado no artigo 161.º do regulamento disciplinar acerca do "uso ilícito de slogans ou publicidade". Contudo, segundo o jornal O Jogo, esta abertura foi meramente formal, já que o órgão liderado por Sandra Maria Oliveira e Silva avaliou que não faria sentido aplicar qualquer sanção ao jogador, considerando a natureza da homenagem.
O que resta saber é que o FC Porto, a direção liderada por André Villas-Boas, não teve a mesma sorte. O clube deverá enfrentar penalizações relacionadas com a utilização inadequada do sistema de som do Estádio do Dragão durante o jogo, quando foi entoado o cântico "Jorge Costa allez" aos 90+2 minutos. Tal prática contraria o regulamento, que limita a intervenção do 'speaker' a anúncios informativos.
Espera-se que na próxima semana sejam divulgadas as sanções que o FC Porto deverá enfrentar, com uma multa estimada em 2.550 euros.
A nota triste que paira sobre o clube remete para a recente perda de Jorge Costa, que faleceu no passado dia 5 de agosto aos 53 anos. O diretor de futebol do FC Porto sentiu-se mal após um treino e não sobreviveu a uma paragem cardiorrespiratória. A homenagem durante o jogo foi uma demonstração clara do respeito e carinho que os adeptos e o clube têm por ele, mantendo viva a sua memória.