Auto

Skoda apresenta evolução radical do Enyaq RS Race para o futuro das competições

A Skoda Motorsport lançou a nova versão do concept Enyaq RS Race, um projeto inovador e totalmente elétrico, que mistura competição e sustentabilidade.

18/06/2025 10:05
Skoda apresenta evolução radical do Enyaq RS Race para o futuro das competições

A Skoda Motorsport revelou a mais recente iteração do seu concept de competição, o Enyaq RS Race, um projeto futurista baseado no SUV elétrico Enyaq. Esta nova versão surge após a apresentação da primeira, ocorrida em outubro do ano anterior.

De acordo com a fabricante checa, este modelo conceptual é um teste inicial que poderá influenciar a produção de futuros veículos. Utiliza materiais sustentáveis, como compósitos biológicos com propriedades semelhantes à fibra de carbono, em várias partes do carro.

Em colaboração com a Bcomp, a Skoda integrou fibras de cera sustentável em elementos como o painel de instrumentos, painéis das portas, e outros componentes exteriores, como a asa traseira e o tejadilho.

A experiência adquirida com o desenvolvimento do primeiro concept é evidente, oferecendo uma sensação de condução semelhante à do Fabia RS Rally2, com a inclusão de bancos de competição da Atech e cintos de segurança de seis pontos. A segurança é também garantida por um extintor automático e pelos tradicionais indicadores de estado do sistema de alta voltagem, semelhantes aos do WRC.

O Enyaq RS Race utiliza a mesma motorização que o modelo de produção, equipado com dois motores elétricos que juntos alcançam 250 kW. Esta versão é notavelmente mais baixa, mais larga e reduz significativamente o peso total do veículo. O chassis otimizado, os novos amortecedores e um design de para-choques distinto melhoram ainda mais o desempenho.

A aerodinâmica foi aprimorada com uma asa traseira maior e uma entrada de ar NACA eficiente, além de guarda-lamas mais largos e um difusor traseiro. A direção linear e o volante de corridas proporcionam uma experiência de condução mais autêntica, reforçada ainda pelo sistema de travagem avançado com discos carbocerâmicos.

No interior, o redesign inclui um painel central moderno e um sistema de som premium da Havas, que simula a experiência auditiva de carros de competição em movimento, ativando-se a partir dos 28 km/h.

#SkodaEnyaqRS #InovaçãoAutomóvel #SustentabilidadeCompulsiva