TACV enfrenta cancelamentos de voos devido a desafios operacionais
A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) notificou os passageiros sobre cancelamentos e reprogramações de voos causados por problemas operacionais, oferecendo alternativas de transporte marítimo.

A Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) comunicou hoje que está a lidar com dificuldades operacionais que resultaram em cancelamentos e alterações na programação de voos. Em nota divulgada, a companhia afirmou que “nos últimos dias, a TACV tem encontrado obstáculos no funcionamento das ligações aéreas nas rotas domésticas”. Por questões de segurança, algumas ligações para ilhas específicas foram afetadas.
Para minimizar o impacto sobre os viajantes, a TACV anunciou a disponibilização de serviços de transporte marítimo como alternativa, principalmente para passageiros com voos internacionais agendados.
Vale destacar que a companhia, que anteriormente operava exclusivamente em voos internacionais, começou a realizar operações domésticas em 2024, após enfrentar problemas com a última concessão do serviço.
No primeiro trimestre do ano, o movimento de passageiros entre as ilhas cresceu 56%, totalizando aproximadamente 211.000, conforme dados da Agência de Aviação Civil (AAC). Apesar do aumento da frota com aeronaves alugadas e as melhorias apontadas por agentes de viagens, ainda persistem interrupções nas ligações aéreas.
Em resposta a estas dificuldades, empresários e entidades institucionais têm enfatizado a urgência de aprimorar os transportes entre as ilhas. O Governo, por sua vez, informou ao Grupo de Apoio Orçamental, em junho, que a certificação das Linhas Aéreas de Cabo Verde (LACV), focada unicamente em voos domésticos, está prevista até setembro.