Trágico acidente em Maputo resulta em seis mortos e nove feridos
Um grave acidente na Estrada Nacional 1 em Maputo provocou a morte de seis pessoas e deixou nove feridas, avança a polícia local.

Um trágico acidente de viação ocorreu hoje no distrito da Manhiça, na província de Maputo, resultando na morte de pelo menos seis indivíduos e ferindo outras nove pessoas. A informação foi confirmada por uma fonte da polícia, que detalhou que o incidente aconteceu na Estrada Nacional 1 (EN1).
De acordo com José Novela, chefe de Instrução e Educação Pública no Departamento de Trânsito da província, o acidente envolveu um semicoletivo de transporte de passageiros que colidiu com um camião estacionado na via, que não estava devidamente sinalizado. Novela acrescentou que a principal causa do acidente foi a velocidade excessiva do transporte semicoletivo.
Os feridos, com gravidades variadas, foram rapidamente socorridos e levados ao Hospital Distrital da Manhiça. Uma criança entre os feridos foi posteriormente transferida para o Hospital Central de Maputo devido à gravidade dos seus ferimentos.
Estatísticas recentes indicam que, no primeiro semestre deste ano, Moçambique registou 409 mortes devido a acidentes de viação, um aumento de 43 fatalidades em comparação ao mesmo período do ano anterior. O total de acidentes verificados atingiu 326, um ligeiro aumento face aos 310 do ano passado.
As autoridades classificam a situação rodoviária no país como alarmante, destacando o excesso de velocidade e a condução sob a influência de álcool como as principais causas dos sinistros. Para tentar mitigar esses números, o Governo moçambicano implementou um novo Plano de Ação de Segurança Rodoviária, que inclui a intensificação das fiscalizações e ações de sensibilização.