Mundo

Trump implementa tarifa de 50% sobre importações de cobre a partir de agosto

O Presidente dos EUA, Donald Trump, revelou que a nova tarifa de 50% sobre o cobre começará a vigorar em 1 de agosto, afirmando que é uma medida necessária para recuperar a indústria nacional.

10/07/2025 06:15
Trump implementa tarifa de 50% sobre importações de cobre a partir de agosto

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que a partir de 1 de agosto de 2025, será aplicada uma taxa de 50% sobre as importações de cobre. Esta decisão foi comunicada na rede social Truth Social durante uma declaração feita na quarta-feira.

Na véspera, Trump já havia mencionado a implementação da mesma tarifa, que se segue a medidas equivalentes que introduziu anteriormente para o aço e o alumínio.

Além disso, Trump revelou planos para um aumento de até 200% para os produtos farmacêuticos, caso as empresas que os produzem não estabeleçam unidades de produção nos Estados Unidos. “Porque foram os nossos 'líderes' ineficazes que deixaram a indústria de cobre a definhar? Esta nova tarifa irá corrigir os erros da Administração Biden”, afirmou, referindo-se ao seu antecessor, o democrata Joe Biden.

Trump enfatizou a importância do cobre, descrevendo-o como o “segundo material mais utilizado” pelo Departamento de Defesa dos EUA, listando a sua aplicação em semicondutores, aviões, navios, munições e tecnologias de defesa.

Em fevereiro passado, o presidente tinha incumbido o Departamento do Comércio de investigar potenciais tarifas sobre o cobre, dando um prazo de 270 dias para a apresentação de um relatório. Naquela ocasião, ele ameaçou com uma tarifa de até 25%, que poderia impactar significativamente o mercado global deste metal tão difundido.

A Trafigura, uma das principais empresas de comércio de cobre no mundo, previu que o preço deste metal poderá atingir entre 10 mil e 12 mil dólares por tonelada como resultado das novas tarifas.

Em maio, Trump já tinha imposto uma sobretaxa de 10% sobre diversas importações, mas excluindo produtos como ouro, cobre, petróleo e medicamentos.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, quase metade do cobre consumido pelos Estados Unidos em 2024 foi importada, a maior parte proveniente de Chile e Canadá.

#TarifasTrump #IndustriaNacional #CobreEUA