A Época dos Carros Voadores: Xpeng Recebe Mais de 7.000 Encomendas
A Xpeng Aeroth, empresa de mobilidade aérea, regista um elevado número de pedidos para o seu modelo inovador, o Land Aircraft Carrier, que poderá revolucionar os transportes nos próximos anos.
 
          
          
        A Xpeng, conhecida pela sua inovação no setor automóvel, está a diversificar o seu portfólio, agora com foco na mobilidade aérea pessoal, através da Xpeng Aeroth. Recentemente, esta empresa realizou o seu primeiro voo tripulado público no Dubai com o modelo designado Land Aircraft Carrier, o que marca um ponto de viragem no conceito de transporte urbano.
Com mais de 7.000 encomendas já confirmadas a nível global, o carro voador deverá estar disponível para o público em 2027, sendo o Médio Oriente o primeiro mercado internacional da empresa baseada na China. O Land Aircraft Carrier representa a aposta da Xpeng Aeroth na produção em série após o voo inaugural do X2 em 2022 e a apresentação do Evtol na CES do ano anterior em Las Vegas.
Este inovador veículo aéreo, que combina as funcionalidades de um carro e de um avião, é caracterizado por um design modular e já se encontra em fase de produção. As primeiras entregas estão previstas para o próximo ano numa fábrica em Guangzhou, na China, com capacidade para fabricar até 10 mil unidades anualmente.
Recentemente, o modelo recebeu o Certificado de Tipo para a sua estrutura de voo pela Administração da Aviação Civil da China e passou a dispor do Certificado de Produção a partir de maio deste ano. O Land Aircraft Carrier é, na verdade, uma carrinha elétrica convencional com um módulo aéreo que se esconde na parte traseira, contendo seis rotores e dois lugares.
Compreendendo a necessidade de segurança, o veículo aéreo está equipado com sistemas redundantes de propulsão e controle, que garantem a operação mesmo em caso de falhas. O utilizador beneficia de um painel inteligente que permite selecionar entre o modo de voo manual ou automático, facilitando a descolagem e aterragem. Um joystick permite a condução do Land Aircraft Carrier com apenas uma mão, tornando a experiência de pilotagem mais acessível.
Além disso, a Xpeng Aeroth anunciou uma mudança de nome para Aridge, afastando-se da marca Xpeng associada a veículos elétricos tradicionais, numa tentativa de estabelecer uma nova identidade para a sua linha de carros voadores.