Abalo sísmico de 2,2 graus na ilha Terceira marca a crise sismovulcânica
Hoje, um sismo de 2,2 graus na escala de Richter foi relatado na ilha Terceira. O evento, que faz parte da crise sismovulcânica, foi sentido em diversas localidades, segundo o CIVISA.
 
          
          
        Um tremor de terra de magnitude 2,2 na escala de Richter foi registado na ilha Terceira, segundo informações do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O abalo ocorreu às 10h30, horário local, com epicentro localizado a cerca de quatro quilómetros a leste de Serreta, na região de Angra do Heroísmo.
O CIVISA indicou que o sismo foi sentido com uma intensidade máxima de III na escala de Mercalli Modificada nas localidades de Raminho e Serreta, situadas no mesmo concelho.
Este evento sísmico insere-se na crise sismovulcânica que afeta a ilha Terceira desde junho de 2022, conforme acrescentou o CIVISA.
A escala de Richter classifica os sismos consoante a sua magnitude, e neste caso o abalo é considerado um sismo fraco, sendo normalmente sentido dentro de casa, com movimentação de objetos pendentes, semelhante à passada de veículos pesados, conforme descrito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).