Agate Sousa conquista a prata em Berlim no salto em comprimento
A atleta portuguesa Agate Sousa obteve a segunda posição no salto em comprimento no meeting ISTAF 2025, em Berlim, destacando-se entre importantes concorrentes internacionais.

A portuguesa Agate Sousa brilharam hoje no meeting de atletismo ISTAF 2025 em Berlim, onde garantiu a medalha de prata no salto em comprimento. Após dois saltos nulos, a recente campeã mundial universitária conseguiu atingir a marca de 6,57 metros, sendo superada apenas pela alemã Malaika Mihambo, que vice-campeã olímpica, saltou 6,73 metros.
A medalha de bronze foi assegurada pela egípcia Esraa Owis, com um salto de 6,52 metros.
No que respeita a outras provas, Lorene Bazolo terminou em quinto lugar nos 100 metros, cronometrando 11,32 segundos, com a vitória a ser atribuída à norte-americana Maia McCoy, que registou 11,01 segundos.
Jessica Inchude ficou na sétima posição no lançamento do peso, com uma marca de 18,35 metros. A competição foi vencida pela sueca Fanny Roos, que lançou a uma distância de 19,04 metros.
Inchude já possui o mínimo necessário para qualificação para os Mundiais de Tóquio 2025, assim como a recordista nacional, Auriol Dongmo, que venceu no meeting de Schifflange, no Luxemburgo, na passada sábado.
Em Tóquio, Portugal poderá contar com a presença de Eliane Bandeira, que atualmente ocupa a 20.ª posição no ranking de qualificação para os Campeonatos do Mundo.
Por outro lado, Pedro Buaró não conseguiu registar qualquer marca no concurso de salto com vara, após três tentativas falhadas a 5,40 metros.