Amazon desiste de novo projeto de jogo em 'O Senhor dos Anéis'
O cancelamento do jogo online de 'O Senhor dos Anéis' marca um novo revés para a Amazon, que já havia eliminado outro projeto similar em 2021 devido a conflitos com a Tencent.
 
          
          
        A Amazon anunciou esta semana a supressão de 14 mil empregos, uma decisão que está a provocar repercussões em vários dos projetos da empresa, incluindo o jogo online inspirado em 'O Senhor dos Anéis', que estava a ser desenvolvido pela Amazon Games em colaboração com a Embracer.
Embora a empresa ainda não tenha confirmado oficialmente o cancelamento deste jogo, uma publicação no LinkedIn, que foi removida posteriormente, deu conta do fim do projeto, segundo o site Rock Paper Shotgun.
Um ex-engenheiro da Amazon Games mencionou: “Esta manhã fui parte dos despedimentos na Amazon Games, juntamente com colegas incrivelmente talentosos de ‘New World’ e do jogo de ‘O Senhor dos Anéis’ que estava numa fase inicial (seria um sucesso entre vocês)”.
É importante lembrar que este é o segundo jogo online baseado em 'O Senhor dos Anéis' que a Amazon cancela; o primeiro foi anunciado em 2019, mas acabou por ser cancelado em 2021 devido a um conflito com a Tencent.
Além deste cancelamento, a Amazon decidiu que não irá lançar novos conteúdos para 'New World' e, conforme indicado pelo The Verge, a empresa continuará a dar apoio a 'Throne and Liberty' e 'Lost Ark'.
Quanto aos despedimentos, muitos acreditam que estão relacionados com a transição da Amazon para o desenvolvimento de Inteligência Artificial e robótica. Contudo, o CEO da Amazon, Andy Jassy, negou esta ligação durante a mais recente apresentação de resultados financeiros. “O que posso afirmar é que a decisão não foi motivada por questões financeiras nem por Inteligência Artificial, pelo menos não neste momento,” disse Jassy, sublinhando que a decisão foi impulsionada pela necessidade de uma cultura empresarial mais ágil.
O líder da Amazon esclareceu que, face ao crescimento rápido da empresa, a estrutura laboral se tornou numa camada mais complexa, o que dificultou a tomada de decisões. Para melhorar este aspeto, optou-se pela redução de efetivos.