Angola empenhada em assegurar controle na De Beers através da compra de ações
Angola expressou confiança na aquisição do controle da De Beers, com propostas em análise pela Anglo American, revelou Jânio Corrêa Victor, secretário de Estado.
 
          
          
        Angola está a proceder à compra de uma participação significativa na De Beers, multinacional de diamantes, atualmente detida em 85% pela Anglo American. A proposta, apresentada pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) em setembro, é totalmente financiada e visa o desinvestimento da Anglo American.
“Angola está confiante no processo”, afirmou Jânio Corrêa Victor durante a apresentação dos resultados da produção e comercialização de diamantes no primeiro semestre de 2025. O secretário de Estado hipotecou a importância da operação e destacou o desejo do país em adquirir ações da De Beers para estabelecer uma frente unificada entre os principais produtores africanos de diamantes.
Victor indicou que a iniciativa busca evitar que a De Beers caia sob a alçada de interesses especulativos, o que poderia comprometer a exploração e a valorização do diamante natural. “É fundamental que países como Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul – todos grandes produtores de diamantes – se unam para assegurar a influência sobre a De Beers”, reforçou.
O governante angolano deixou claro que, embora a proposta inicial visasse uma participação minoritária, a estratégia evoluiu para tentar obter o controle total sobre a empresa. Angola procura não apenas liderar a produção em África, mas também almeja se tornar o maior produtor mundial de diamantes.
“Estamos a cimentar a nossa reputação como um fornecedor de diamantes de alta qualidade, uma posição que queremos fortalecer no mercado internacional”, concluiu Jânio Corrêa Victor.