Economia

Apoio financeiro de 1,5 milhões para a recuperação da fauna nacional

O Ministério do Ambiente e Energia anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros para a requalificação de centros de recuperação da fauna selvagem.

02/08/2025 19:35
Apoio financeiro de 1,5 milhões para a recuperação da fauna nacional

O Ministério do Ambiente e Energia revelou hoje que o Fundo Ambiental irá financiar um total de 13 projetos dedicados à requalificação de centros de recuperação de fauna, que fazem parte da Rede Nacional de Centros de Recuperação.

Este investimento público, que totaliza 1,466 milhões de euros, será destinado a ações que visam melhorar as estruturas responsáveis pelo acolhimento, recuperação e devolução de animais selvagens aos seus habitats naturais.

Além de reformar as infraestruturas existentes, os fundos permitirão a aquisição de equipamento médico e científico, aumentar o fornecimento de alimentação e cuidados veterinários, bem como modernizar sistemas de monitorização.

Todas as candidaturas apresentadas foram aprovadas, e o montante disponibilizado foi ajustado para melhor atender às necessidades identificadas.

O ministério destacou que várias associações, como a ALDEIA -- CERVAS e ALDEIA -- RIAS, bem como a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, receberão um apoio de 135.000 euros cada.

Outras instituições, como a Quercus -- Crassa, CERAS e CRASM, terão direito a um apoio de 134.800 euros cada. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -- CRAS receberá 133.800 euros, enquanto o Município de Lisboa -- LxCRAS contará com 127.400 euros. O Município de Vila Nova de Gaia -- Parque Biológico de Gaia terá um investimento de 119.000 euros, e a Liga para a Proteção da Natureza -- Delegação Regional do Alentejo, 90.200 euros.

Adicionalmente, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem -- Polo de Quiaios -- Fauna Terrestre receberá 69.200 euros, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro -- Polo de Quiaios - Fauna Marinha e Aquática receberá 63.300 euros, e os Amigos Picudos -- Associação para a Proteção dos Ouriços contará com 52.900 euros.

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, sublinhou: “Estamos a investir em estruturas que protegem a biodiversidade no terreno, todos os dias. Estes centros são a face mais direta da nossa responsabilidade com o bem-estar dos animais selvagens e a conservação da natureza.”

#ProtecaoFauna #InvestimentoVerde #BiodiversidadeEmAção