País

Armando Alves: 90 Anos de Arte na Cooperativa Árvore

A Cooperativa Árvore, no Porto, homenageia Armando Alves com uma exposição que revê 90 anos de vida e carreira do artista, destacando a influência e a evolução da sua obra.

A Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, está a realizar uma exposição para celebrar os 90 anos de Armando Alves, marcada para o dia 07 de novembro. Este evento, que decorre até ao final do mês, apresenta obras do artista desde 1958 até ao presente, numa mostra que combina a dimensão artística com uma vertente emocional.

José Emídio, artista plástico e presidente da instituição, explicou que "esta mostra reflete várias frentes, tanto do ponto de vista artístico como afetivo", lembrando que Armando Alves foi um dos fundadores da Cooperativa Árvore em 1963, num período de união na cena artística e intelectual do Porto. Combinou esforços com historiadores e outros artistas, como Laura Castro, para criar uma seleção de obras que, embora não constitua uma retrospetiva abrangente, revela um "conjunto significativo" do percurso artístico de Alves.

A exposição não só recorda a primeira individual do autor em 1965, quando este tinha pouco mais de 20 anos, como também sublinha a sua ligação contínua à Árvore ao longo dos anos. "O Armando Alves é dotado de uma pintura com grande clareza, refletindo a sua organização e ligação às suas raízes no Alentejo", comentou Emídio, destacando a releitura quase abstrata da paisagem alentejana nas suas obras.

Entre as peças em destaque está um conjunto único de desenhos datado de 2004, bem como uma escultura de dois metros e uma pintura de 1962 que apresenta uma palete de tons inusitados. Este regresso à Cooperativa onde começou a sua carreira, 60 anos depois, serve como um marco nesta celebração da sua vida e obra.

Armando Alves, natural de Estremoz e formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto, é uma figura de proa da arte contemporânea em Portugal. Ao longo da sua carreira, cofundou o grupo "Os Quatro Vintes" e dedicou-se a diversas áreas, incluindo a pintura, o design e a ilustração, sempre com uma abordagem rigorosa e humanista.

A exposição, inaugurada no último sábado sem a presença do artista devido a problemas de saúde, está disponível ao público em três salas da Cooperativa Árvore, com entrada gratuita até 29 de novembro.

#ArmandoAlves #ArtePortuguesa #CooperativaArvore