Auto

Audi A8: Rumores sobre um sucessorhão em análise

O futuro do Audi A8 permanece indefinido, com a marca a explorar opções para uma possível nova geração do seu sedan de luxo.

O Audi A8, um dos modelos icónicos da marca, não tem um futuro claro, oito anos após o lançamento da sua atual geração. A marca está a considerar qual o rumo a seguir para este sedan executivo.

De acordo com informações de um porta-voz da Audi divulgadas ao Automobilewoche e citadas pelo Motor1.com, a empresa ainda se encontra a investigar "uma plataforma para um potencial sucessor" do A8.

Geoffrey Bouquot, diretor de desenvolvimento técnico da Audi, comentou: "Estamos a refletir intensamente sobre o momento indicado para lançar o sucessor do A8 e qual a tecnologia motriz que se deve adotar".

Criado em 2017, a quinta geração do A8 recebeu um 'facelift' em 2022, mas as vendas têm demonstrado sinais de desgaste. No último ano, o modelo sofreu uma queda nas vendas de 26,3%, totalizando apenas 14.955 unidades vendidas. Este cenário reflete um mercado que está a perder interesse por este tipo de veículos, aliado ao facto do modelo estar a envelhecer.

A hipótese de uma nova geração exclusivamente elétrica parece também uma opção pouco viável no momento, visto que a adoção de veículos elétricos não atingiu as expectativas e vários fabricantes estão a rever os seus planos de eletrificação.

O Motor1.com sugere que a Audi poderá optar por uma versão mais longa da sua plataforma Premium Platform Combustion, que já está em uso em quatro modelos e planeia expandir-se a mais dois.

Nas próximas semanas, a marca deverá tomar uma decisão sobre o futuro do Audi A8, cuja geração atual deve permanecer disponível até, pelo menos, ao final do próximo ano.

#AudiA8 #CarrosDeLuxo #FuturoDaMobilidade