Aumento de 6% no Orçamento do Estado mira formação de professores
Fernando Alexandre, ministro da Educação, anunciou que parte do aumento do orçamento de 2026 será direcionada à formação de professores, visando sanar lacunas anteriores.
 
          
          
        No âmbito de uma iniciativa sobre o Dia da Poupança, realizada na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, revelou que o aumento de 6% do Orçamento do Estado para 2026, que representa 621 milhões de euros, será especialmente destinado à formação de professores.
O governante destacou a necessidade urgente de atrair novos docentes, uma vez que o setor tem vindo a sofrer consequências de desinvestimento ao longo dos anos. "Temos muitas falhas tanto na carreira quanto na valorização dos professores", afirmou.
Fernando Alexandre apontou ainda que, dos 323 milhões de euros adicionais reservados para a educação, uma parte significativa será aplicada na formação de professores.
Durante a visita, o ministro recebeu uma carta dos representantes do Sindicato dos Professores da Região Centro, que solicitavam apoio para alunos com necessidades específicas. Ele prometeu que este assunto será discutido numa reunião agendada para a próxima quinta-feira.
Sobre o encerramento da Escola Internacional de Aljezur, que aconteceu há uma semana, o ministro esclareceu que a decisão levou tempo a ser implementada. "A escola não satisfaz as condições necessárias, tanto ao nível das instalações como em termos de reconhecimento de curricula internacionais", disse.
Fernando Alexandre expressou a esperança de que os alunos não sejam penalizados por questões administrativas e garantiu que não há outras instituições em risco de encerramento. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação esclareceu, numa nota enviada à Lusa, que a Escola Internacional foi encerrada compulsivamente devido à falta de autorização de funcionamento, sendo uma ação conjunta entre diversas entidades, incluindo a Inspeção-Geral da Educação e Ciência.
Desde 2022, a escola recusou-se a seguir ordens administrativas de encerramento, tendo sido emitidas várias notificações nesse sentido.