Economia

Aumentos e diminuições nas taxas Euribor: O que mudou hoje

As taxas Euribor registaram aumentos a três e seis meses, enquanto a taxa a 12 meses apresentou uma ligeira descida. As variações refletem as constantes oscilações do mercado financeiro.

há 3 horas
Aumentos e diminuições nas taxas Euribor: O que mudou hoje

A taxa Euribor apresentou hoje variações distintas: aumentou nos prazos a três e a seis meses, enquanto a taxa a 12 meses registou uma descida. A taxa a três meses avançou para 1,984%, enquanto a taxa a seis meses subiu para 2,089%, o que representa um aumento de 0,014 pontos face a terça-feira.

Notavelmente, a taxa Euribor a seis meses tornou-se a mais utilizada em Portugal para créditos à habitação de taxa variável, com dados do Banco de Portugal (BdP) a revelarem que, em junho, representava 37,74% do total de empréstimos para habitação própria permanente com taxa variável. Por outro lado, as taxas a 12 meses e a três meses correspondiam a 32,28% e 25,58%, respetivamente.

Em contraste, a taxa Euribor a 12 meses registou uma ligeira queda, fixando-se em 2,118%, uma descida de 0,011 pontos. A taxa a três meses subiu, no entanto, apresentando um aumento de 0,011 pontos em relação à sessão anterior.

Na última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada a 24 de julho, as taxas diretoras foram mantidas, uma decisão já antecipada pelos mercados e que se seguiu a um ciclo de reduzidas desde junho de 2024. Enquanto alguns analistas prevêem que as taxas se mantenham até ao final do ano, outros antecipam um possível corte de 25 pontos base em setembro.

A próxima reunião do BCE está agendada para os dias 10 e 11 de setembro em Frankfurt, onde se espera que novas decisões possam influenciar ainda mais as taxas Euribor.

No que diz respeito às médias mensais, em julho, as Euribor conseguiram inverter a tendência dos meses anteriores, subindo ligeiramente nos prazos mais curtos. A média a três meses subiu 0,002 pontos para 1,986%, enquanto a taxa a seis meses aumentou 0,005 pontos para 2,055%. Já a taxa a 12 meses, após se ter mantido em junho, registou uma leve descida de 0,002 pontos para 2,079%.

As taxas Euribor são definidas pela média das taxas que um grupo de 19 bancos da zona euro está disposto a praticar no mercado interbancário.

#TaxasEuribor #MercadoFinanceiro #CréditosHabitação