País

Campanha urgente de doação de sangue para prevenir crise nas reservas

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue faz um apelo à população para aumentar as dádivas, uma vez que os níveis de sangue estão alarmantemente baixos.

22/07/2025 19:50
Campanha urgente de doação de sangue para prevenir crise nas reservas

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) lançou um apelo à solidariedade dos cidadãos, solicitando a doação de sangue. Esta chamada surge após alertas semelhantes por parte do Hospital de Santa Maria, que também destacou a dificuldade em manter os níveis de reservas durante o verão devido à ausência de dadores regulares.

Alberto Mota, presidente da FEPODABES, emitiu um comunicado onde enfatiza que "os meses de julho e agosto representam sempre um desafio crítico para as reservas de sangue", uma vez que as férias provocam a redução no número de dadores. No entanto, a necessidade de abastecimento hospitalar continua alta, com cerca de 1.100 unidades necessárias diariamente.

O Hospital de Santa Maria, por sua vez, comunicou que as "reservas estão em níveis baixos", o que resultou no adiamento de várias cirurgias. Para contornar essa situação, a unidade apelou a todos os cidadãos para que considerem fazer uma dádiva de sangue.

O diretor do Serviço de Imuno-Hemoterapia do hospital, Álvaro Beleza, reafirmou esta preocupação à agência Lusa, mencionando que até mesmo o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) está a trazer sangue das regiões autónomas dos Açores e da Madeira para fazer face à escassez.

Alberto Mota sublinha que a federação apresentou uma proposta ao IPST para aumentar os horários de colheita de sangue até às 21:00, com a esperança de que isso permita a mais pessoas, especialmente aquelas que trabalham durante o dia, a oportunidade de contribuir para as reservas sanguíneas. Esta alteração de horário estaria em vigor até 15 de setembro.

O presidente da FEPODABES também assinalou a preocupação com a contínua interrupção de colheitas devido à falta de profissionais nos centros de sangue. Para incentivar as doações, a federação lançou, este ano, uma campanha intitulada "Dê Sangue Antes de Ir de Férias", dirigida a todos os cidadãos saudáveis com mais de 18 anos e peso superior a 50 quilos.

Os locais de recolha de sangue podem ser consultados através do site da FEPODABES ou através da aplicação DSANGUE. A FEPODABES, uma entidade sem fins lucrativos, tem como missão promover a dádiva de sangue e sensibilizar a população para a sua importância social e humanitária.

#DêSangue #Solidariedade #CrisisDeSangue