Economia

Crescimento robusto da produção industrial em Taiwan impulsionado pela demanda de semicondutores

A produção industrial em Taiwan subiu 16,7% no primeiro semestre de 2025, devido à procura de semicondutores, segundo dados oficiais do Ministério dos Assuntos Económicos.

23/07/2025 10:45
Crescimento robusto da produção industrial em Taiwan impulsionado pela demanda de semicondutores

A produção industrial de Taiwan registou uma notável subida de 16,7% em termos homólogos no primeiro semestre de 2025, impulsionada pela robusta procura de semicondutores e outros componentes eletrónicos, conforme revelaram hoje dados oficiais do Ministério dos Assuntos Económicos.

Em junho, o crescimento homólogo atingiu 18,65%, marcando o 16.º mês consecutivo de expansão, ainda que em comparação com maio tenha ocorrido uma redução de 6,86%.

Dados revistos indicam que, em abril, o sector alcançou o melhor desempenho desde fevereiro de 2020, com uma variação homóloga de 23,71%, impulsionada pela procura de 'chips' avançados, especialmente para aplicações de inteligência artificial (IA). Em maio, o crescimento abrandou ligeiramente para 22,6%.

O portal especializado Trading Economics previa uma desaceleração da produção industrial em junho, mesmo assim estimava um crescimento próximo dos 20%.

Na comparação entre janeiro e junho deste ano, o segmento de partes e componentes eletrónicos cresceu 25,78%, superado apenas pela categoria de circuitos integrados (+29,57%) e pelo sector de computadores, produtos eletrónicos e óticos (+51,64%).

O índice de produção da indústria transformadora, por outro lado, subiu 17,77% no primeiro semestre, com um aumento de 20,03% em junho em relação ao ano anterior.

No ano de 2024, a produção industrial de Taiwan já tinha crescido 11,77%, encerrando dois anos de quedas consecutivas, beneficiando da crescente procura global por 'chips' destinados à inteligência artificial e à computação de elevado desempenho.

No entanto, especialista apontam que a guerra comercial iniciada pelo ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, poderá ter um impacto significativo na economia da ilha, que é altamente dependente da exportação de produtos electrónicos, especialmente semicondutores.

#Taiwan #Indústria #Semicondutores