Dados de clientes da Louis Vuitton em Portugal comprometidos por ataque cibernético
Um ataque informático à Louis Vuitton expôs dados pessoais dos clientes em Portugal, mas a marca assegura que informações financeiras não foram afetadas.

Recentemente, a Louis Vuitton sofreu um ataque cibernético que resultou no comprometimento de dados pessoais dos seus clientes em Portugal. Informações como "nome próprio, apelido, género, país, número de telefone, endereço de correio eletrónico, morada, data de nascimento, dados relativos a compras e preferências" foram acedidas por "terceiros não autorizados". Contudo, a marca de luxo confirmou que "nenhuma informação relativa a pagamentos" foi exposta.
A situação foi inicialmente reportada pelo Observador e mais tarde corroborada pelo Notícias ao Minuto após contacto com a agência de comunicação da marca em Portugal. A Louis Vuitton anunciou que está a tomar "medidas para investigar e conter este incidente", envolvendo "especialistas em cibersegurança" de renome.
Em comunicado oficial, a marca afirmou: "No decorrer da nossa investigação, podemos confirmar que nenhuma informação relativa a pagamentos estava na base de dados acedida. Estamos a trabalhar para notificar os reguladores relevantes e os clientes afetados de acordo com a lei aplicável".
A marca expressou ainda a sua preocupação com o impacto que o incidente possa ter causado: "Lamentamos qualquer preocupação ou inconveniente que esta situação possa ter gerado e valorizamos a confiança que os nossos clientes depositam em nós".
Adicionalmente, a Louis Vuitton está empenhada em reforçar as suas medidas de segurança para enfrentar novas ameaças cibernéticas. Em comunicação enviada aos clientes no dia 15 de julho, a marca revelou que notificou a Comissão Nacional de Informática e das Liberdades (CNIL), a sua principal autoridade de supervisão no Espaço Económico Europeu.
Até ao momento, não se sabe a data exata do ataque nem a quantidade de clientes afetados. Vale a pena mencionar que, em 2 de julho, dados de clientes no Reino Unido também foram comprometidos, e no mesmo dia cerca de 419 mil consumidores em Hong Kong enfrentaram uma situação semelhante. Uma semana antes, um ataque idêntico teve lugar nos sistemas da Louis Vuitton na Coreia do Sul.