Destinos Encantados: 10 Lugares Sem Carros onde a Natureza Predomina
Descubra 10 locais incríveis ao redor do mundo onde os automóveis são banidos, permitindo uma experiência de viagem tranquila e rica em contacto com a natureza.

Optar por destinos que proíbem automóveis pode ser uma escolha que não só favorece o meio ambiente, mas também proporciona uma experiência de viagem mais autêntica. Segundo Robin Catalano, em um artigo publicado na National Geographic, a seleção de lugares sem carros ajuda a conservar combustível e a preservar o nosso planeta.
Entre os destinos destacados está Veneza, a maior zona pedonal do mundo, mas há também locais menos conhecidos, como Geithoorn, nos Países Baixos, e Holbox, no México. A tranquilidade de uma viagem sem o ruído dos veículos dá espaço a uma experiência mais relaxante e inesquecível.
Paul Melhus, diretor executivo e co-fundador da ToursByLocals, descreve os benefícios de explorar lugares sem a necessidade de carro: "Viajar sem um veículo alivia as pressões e os stress associados à procura de estacionamento em zonas urbanas e permite que se absorva a atmosfera local ao ritmo de cada passo."
A ilha dinamarquesa de Tunø, com apenas 4,1 km², é um excelente exemplo. Visitantes podem explorar o local a pé, de bicicleta ou mesmo de "traxas", os táxis-tractor da ilha. Chegando por ferry, com uma vista cénica sobre focas e toninhas, este pedaço de terra verdejante oferece caminhadas e avistamentos de aves, com vistas deslumbrantes a partir da torre da igreja de Tunø, que combina capela e farol.
Outro destino fascinante é a Medina de Fez, em Marrocos, Património Mundial da UNESCO. Este labirinto urbano de cerca de 280 hectares é o maior espaço interdito a automóveis e apresenta ruas seguras para a circulação de pedestres e burros. Os visitantes podem explorar souks vibrantes, palácios e mesquitas, sendo a Bab Boujloud a entrada principal da cidade antiga, com o museu palácio Dar Batha a oferecer um olhar sobre têxteis e arte local.
A Croácia também conta com um local sem carros que vale a pena visitar: Trogir. Este pitoresco vilarejo insular no Mar Adriático, reconhecido como Património Mundial da UNESCO, apresenta uma arquitetura que abrange estilos variados, do Romano ao Barroco. A Catedral de São Lourenço, do século XIII, impressiona com seu campanário de 46 metros e esculturas detalhadas, enquanto as praias de Čiovo ficam a uma curta caminhada, acessíveis por uma ponte pedonal.
Estes são apenas alguns dos muitos destinos onde pode desfrutar de uma experiência de viagem revigorante sem o perturbar do trânsito. Explore mais locais encantadores através da nossa galeria!