GNR e PSP em Ação para Proteger a 'Volta a Portugal'
A GNR e a PSP garantem a segurança na 86.ª Volta a Portugal, que começou na Maia, com polícias a intervir em várias localidades para assegurar a proteção de corredores e público.

A GNR e a PSP estão mobilizadas para acompanhar a 86.ª edição da Volta a Portugal, que teve início na quarta-feira na cidade da Maia. O objetivo é garantir a segurança tanto dos ciclistas como do público, enquanto se minimizam os constrangimentos de trânsito que podem surgir devido à prova.
As forças de segurança indicaram que as suas operações de policiamento abrangem vários distritos, incluindo Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
A GNR reforçou que a operação visa "garantir a proteção dos ciclistas e do público em geral, além de assegurar a fluidez do tráfego durante o evento". Esta ação é fundamental para evitar acidentes e reduzir o impacto no trânsito nos percursos definidos, assegurando a segurança de todos os envolvidos, incluindo os veículos que transportam a caravana da prova.
A PSP, por seu lado, estará presente nas localidades percorridas pela corrida, focando-se na prevenção de distúrbios da ordem pública e mantendo a tranquilidade e segurança dos cidadãos. O regulamento do trânsito, tanto de veículos como de peões, será uma das prioridades, especialmente nos pontos de partida e chegada de cada etapa.
A GNR apela ao público para que assista à 'Volta' nos locais apropriados, respeitando as orientações de segurança dos militares em terreno e a sinalização dos veículos da Guarda envolvida na operação. Já a PSP recomenda que os espectadores evitem multidões em áreas críticas, assistam às provas de locais seguros, não atravessem as faixas de rodagem durante a passagem dos ciclistas e mantenham as crianças sob supervisão.
Os espectadores são ainda aconselhados a não utilizar drones sem autorização e a estacionar seus veículos de forma a não obstruir acessos ou vias de emergência.
A 86.ª Volta a Portugal, que culmina em Lisboa no dia 17 de agosto, abrange um total de 1.581 quilómetros e conta com a participação de 111 ciclistas. Após o prólogo na Maia, que foi vencido pelo ciclista português Rafael Reis (Anicolor-Tien21), realiza-se hoje a 1.ª etapa que abrange 162,3 quilómetros entre Viana do Castelo e o Santuário do Sameiro, em Braga, onde se encontram duas contagens de montanha de segunda categoria.