País

Vigilância aérea intensificada pela Força Aérea no combate aos incêndios

A Força Aérea Portuguesa detetou quatro focos de incêndio na sexta-feira, intensificando a vigilância em Portugal, que enfrenta um alerta máximo até quarta-feira.

09/08/2025 22:45
Vigilância aérea intensificada pela Força Aérea no combate aos incêndios

A Força Aérea Portuguesa (FAP) divulgou imagens obtidas na última sexta-feira durante uma missão de vigilância aérea destinada ao combate a incêndios rurais.

Num comunicado emitido no sábado, a FAP informou que "ontem foram reforçadas as ações de apoio e vigilância aos incêndios rurais, com a participação dos aviões C-295M e P-3C CUP+". Este reforço surge em complemento às operações já em curso pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Nas primeiras horas de operação, foram identificados focos de incêndio em quatro localidades: Forjães, Penafiel, Peral do Meio e Ucanha.

Os responsáveis pela FAP salientaram que "as missões de vigilância aérea visam potenciar a deteção precoce de focos de incêndio e identificar comportamentos de risco", permitindo uma resposta mais rápida e eficaz no combate às chamas. Adicionalmente, sempre que uma conduta suspeita é detectada, é feita a comunicação imediata às autoridades competentes, garantindo a devida intervenção e um efeito dissuasor.

Por fim, a Força Aérea referiu que os aviões C-295M e P-3C CUP+ possuem elevada autonomia e são equipados com tecnologia avançada para a coleta de informações e seguimento de alvos, mesmo em condições de baixa visibilidade.

Veja as imagens na galeria acima.

#CombateAIncendios #VigilanciaAerea #ForcaAereaPortuguesa