País

GNR intercepta 350 kg de noz areca contaminada com arecolina

A GNR apreendeu 350 kg de noz areca em Loures, uma substância ilegal que contém arecolina, um alcaloide com propriedades psicoativas, no âmbito de uma fiscalização a produtos alimentares.

há 4 horas
GNR intercepta 350 kg de noz areca contaminada com arecolina

A Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, na segunda-feira, a apreensão de cerca de 350 quilos de noz areca no concelho de Loures. Esta apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização a um estabelecimento de retalho de produtos alimentares.

A GNR verificou que no interior do local se encontravam acondicionados e embalados cerca de 350 kg de noz de areca, que contém a substância psicoativa arecolina. Este alcaloide é considerado uma nova substância psicoativa, conforme a legislação atual.

A GNR salientou que a arecolina está incluída na lista de substâncias cuja produção, importação, exportação, e venda estão proibidas pelo regime jurídico estabelecido para a proteção contra a comercialização de novas substâncias psicoativas.

Após a operação, toda a mercadoria foi confiscada e foi elaborado um auto de notícia por contraordenação, sendo os factos reportados à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

A arecolina, presente na noz de areca, é um alcaloide que em algumas culturas asiáticas é tradicionalmente mascado para efeitos estimulantes.

#ApreensãoGNR #SubstânciasPsicoativas #Arecolina