Governo avalia proposta da ANA para aumentar a capacidade do Aeroporto Humberto Delgado
O plano apresentado pela ANA para expandir o aeroporto de Lisboa foi entregue ao Governo e será analisado pelas autoridades competentes.

A ANA Aeroportos apresentou ao Governo um plano para a expansão do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com o objetivo de aumentar a capacidade até 45 movimentos por hora. Esta proposta, entregue dentro do prazo na passada sexta-feira, está agora a ser submetida à análise do Ministério das Infraestruturas e Habitação, que confirmou a receção do documento.
A proposta inclui investimentos essenciais para a ampliação da infraestrutura existente, e devido à sua complexidade técnica, o Governo decidiu solicitar a avaliação a entidades especializadas no setor da aviação.
Após a validação e aprovação do plano, a ANA procederá à elaboração do Estudo de Impacte Ambiental, que será posteriormente enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para apreciação.
Esta expansão é uma medida do Governo para aumentar a capacidade do Aeroporto da Portela até que o novo Aeroporto Luís de Camões, localizado no Campo de Tiro de Alcochete, comece a operar, previsão a ocorrer em cerca de dez anos.
No entanto, até essa data, o Executivo enfatiza a necessidade de mitigar as atuais limitações do Humberto Delgado, assegurando que todos os utilizadores e profissionais da infraestrutura usufruam das melhores condições de conforto e segurança.
Com uma extensão superior a 500 hectares, o Aeroporto Humberto Delgado tem servido a região de Lisboa desde 1942, e está previsto que venha a ser desmantelado após a conclusão da nova infraestrutura na margem sul do rio Tejo.