Economia

Queda de 16% no défice comercial americano em junho

Em junho, o défice comercial dos EUA desceu 16% para 60,2 mil milhões de dólares, impulsionado pela redução nas importações e impactado por preparações para tarifas.

há 2 horas
Queda de 16% no défice comercial americano em junho

O défice comercial dos Estados Unidos registou uma diminuição de 16% em junho face ao mês anterior, fixando-se em 60,2 mil milhões de dólares (cerca de 52 mil milhões de euros), segundo informações divulgadas hoje pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).

Este decréscimo foi principalmente impulsionado pela forte queda nas importações, uma vez que as empresas tinham acumulado inventário previamente em antecipação às tarifas.

A diminuição nas importações de bens explicou quase na totalidade a redução do défice comercial, com uma descida de 3,7%, que afetou de forma significativa setores como o farmacêutico, automotivo e petrolífero, que enfrentaram tarifas ou sofreram quedas nos preços de produção.

As exportações americanas também experimentaram uma ligeira redução de 0,5%, com o ouro e os metais a serem os mais afetados.

No acumulado do primeiro semestre de 2023, o défice comercial dos EUA apresentou um aumento de 161,5 mil milhões de dólares (38,3%) comparativamente ao mesmo período de 2022, segundo os dados divulgados pouco antes da implementação das tarifas "recíprocas" por parte do presidente Donald Trump sobre os seus parceiros comerciais.

#DeficeComercial #EconomiaEUA #Tarifas comerciais