Economia

Greve no IPMA gera caos aéreo nos Açores com a SATA a reagir

A SATA Air Açores adapta a sua operação face à greve dos trabalhadores do IPMA, cancelando voos e assegurando alternativas aos passageiros afetados.

16/08/2025 15:35
Greve no IPMA gera caos aéreo nos Açores com a SATA a reagir

A SATA Air Açores está a ajustar a sua operação aérea em resposta à greve dos trabalhadores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que decorreu na sexta-feira. A paralisação resultou no cancelamento de 42 voos, afetando cerca de três mil passageiros.

Até às 12:00 locais de hoje, a companhia conseguiu transportar cerca de 500 clientes em voos extraordinários e reacomodar outros 900 em serviços que decorrem entre as 12:00 e as 19:00 locais. Para os passageiros que continuam sem solução, cerca de 500 foram reencaminhados para voos após as 19:00, enquanto aproximadamente 800 foram reacomodados em horários normais de operação.

Os restantes 300 passageiros afetados serão reprogramados para voos que ocorrerão no dia seguinte, 17 de agosto.

A SATA Air Açores reafirma que, apesar deste contratempo, a sua operação do dia inclui um total de 101 voos interilhas. Contudo, a greve comprometeu gravemente a mobilidade nas ilhas dos Açores.

A companhia exprimiu descontentamento pelo não cumprimento dos serviços mínimos acordados, considerando que tal situação causou sérios constrangimentos operacionais e comprometeu obrigações de serviço público essenciais. O grupo SATA irá buscar reparação pelos prejuízos ocasionados pela greve e a falta de cumprimento dos serviços mínimos que, conforme a presidência do IPMA confirmara no dia 08 de agosto, deveriam ser garantidos.

De acordo com a empresa, a falta de aviso prévio sobre o incumprimento dos serviços mínimos impediu a adoção de medidas preventivas adequadas, causando mais dificuldades. A SATA Air Açores lamenta os transtornos causados aos passageiros cujos planos de viagem foram significativamente alterados.

#GreveNosAçores #SATAemAlerta #TransporteAéreo