Mundo

Incidente na Cisjordânia: CNN reporta ataque a jornalista por colonos israelitas

Um correspondente da CNN relatou um ataque à sua equipa por colonos israelitas enquanto cobriam a morte de um jovem palestiniano. Situação evidencia a crescente violência na região.

há 8 horas
Incidente na Cisjordânia: CNN reporta ataque a jornalista por colonos israelitas

Jeremy Diamond, correspondente da CNN em Jerusalém, utilizou a rede social X para relatar um incidente ocorrido na Cisjordânia, onde a sua equipa foi alvo de um ataque por colonos israelitas. Durante a cobertura do assassinato de Saif Musallet, um jovem de 20 anos de nacionalidade palestiniana e norte-americana, os colonos danificaram o veículo da equipa, partindo a janela traseira. Apesar do ataque, todos os membros da equipa conseguiram escapar ilesos.

Diamond destacou que este episódio "é um reflexo da realidade opressiva que muitos palestinianos enfrentam, marcada pela crescente violência dos colonos". A equipa da CNN estava a entrevistar o pai da vítima no momento dos acontecimentos.

Além disso, a agência de notícias palestiniana Wafa informou que, na noite anterior, colonos armados perpetraram um incêndio em veículos e agrediram um agricultor local.

Thameen al Kheetan, porta-voz do alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, afirmou que a violência por parte de colonos, juntamente com a atuação das forças de segurança israelitas, tem vindo a aumentar nas últimas semanas, com incidentes que incluem assassinatos, agressões e assédio contra palestinianos na Cisjordânia ocupada, assim como em Jerusalém Leste.

Esta escalada de violência tem sido acompanhada pela demolição de centenas de habitações palestinianas e pelo deslocamento forçado de populações, realçando a violação do Direito Internacional e a agressão à soberania palestiniana. A ONU indicou que, nos últimos meses, cerca de 1.400 casas foram demolidas e que, apenas em junho, o número de feridos palestinianos causados por colonos atingiu um pico histórico.

Ao longo da primeira metade do ano, registaram-se 757 ataques realizados por colonos, representando um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. A ONU apela ao governo israelita que cesse de imediato estas práticas violentas e proteja os civis palestinianos de agressões e do uso excessivo da força.

#ViolênciaNaCisjordânia #JustiçaParaOsPalestinianos #DireitosHumanos