Jovem detido após ameaçar patroa com granada em Lisboa
Um jovem de 22 anos foi detido por posse de armas proibidas, incluindo uma granada. A situação obrigou a intervenção da Unidade de Explosivos da PSP.

Na noite de 16 de julho, a Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou a detenção de um jovem de 22 anos na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, após ter sido chamado a um estabelecimento comercial devido a uma situação alarmante.
Segundo um comunicado enviado às redações, por volta das 17h20, a polícia foi informada sobre a presença de "um indivíduo com uma granada de mão" no local. Ao chegarem, os agentes constataram que o suspeito, que era funcionário do estabelecimento, tinha ameaçado a sua patroa. O homem terá mesmo arremessado a granada na direção dela, retirando antes o mecanismo de segurança.
Diante da gravidade da situação, a PSP rapidamente estabeleceu um perímetro de segurança e acionou a Unidade Especial de Polícia, especificamente o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo. Após uma inspeção cuidadosa, foi confirmado que a granada em questão era uma granada de instrução.
Durante a operação, a PSP apreendeu quatro munições junto do suspeito. No entanto, tendo em conta a possibilidade de existirem mais objetos ilegais, foi efetuada uma busca à sua residência, com o seu consentimento. Nesta busca, os agentes descobriram uma espada sabre com 80 centímetros de lâmina e um projétil de morteiro, que também foram apreendidos.
O jovem foi posteriormente transportado para as celas de detenção da PSP, onde aguardou para ser apresentado em tribunal.