País

Jovens de Aveiro partem para Roma com a alma cheia de expectativa para o Jubileu

Um grupo de 40 jovens de Aveiro partiu hoje de Lisboa para Roma, motivados pelo Jubileu dos Jovens, onde se espera a participação de 11.500 portugueses.

26/07/2025 21:20
Jovens de Aveiro partem para Roma com a alma cheia de expectativa para o Jubileu

Hoje à tarde, um grupo de 40 jovens oriundos de paróquias de Aveiro embarcou no Aeroporto de Lisboa com destino a Roma, cheio de expectativas para o Jubileu dos Jovens. Eles irão encontrar-se com outras delegações portuguesas que já estão na capital italiana, formando assim uma das maiores comitivas no evento, com a representação de 11.500 jovens de todo o país.

Para muitos, esta é a primeira experiência de viajar de avião e para fora de Portugal, como explicou Tiago Santos, de 36 anos, diretor da pastoral juvenil da diocese de Aveiro e responsável pelo grupo. "Ao todo, cerca de 400 jovens da nossa diocese se envolvem nesta jornada, fruto de dois anos de trabalho após as Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa", afirmou.

Isa Almeida, de 23 anos, da paróquia de Espinhel, expressou a sua alegria por participar num evento desta magnitude: "Estamos ansiosos e um pouco nervosos, mas com muita fé de que tudo correrá bem”. Destacou ainda a sua expectativa de conhecer outros jovens de diferentes países e de assistir à missa com o novo Papa. O chamado de Papa Francisco, que faleceu em abril passado, foi um dos motivos que a levou a embarcar nesta jornada.

O seu colega Rodrigo, de 21 anos, revelou que o seu principal objetivo era conhecer o Papa Francisco, o que influenciou a sua decisão de participar no Jubileu. Ambos expressaram preocupações sobre a situação atual do mundo, mencionando especificamente a guerra na Ucrânia e os seus desdobramentos no futuro.

Santiago, que também faz parte da mesma paróquia, destacou a importância de trocar experiências culturais e religiosas, brincando sobre a sua preocupação com a chegada da bagagem a Roma. Tiago Santos afirmou que muitos dos jovens que estão a viajar já tiveram a oportunidade de acolher jovens de outras partes do mundo em suas casas, durante a Jornada Mundial da Juventude. "Por isso, hoje vão com imensa expectativa para serem acolhidos em outro país", acrescentou.

Tiago Santos acredita que esta experiência poderá encorajar os jovens a se envolverem mais ativamente nas suas paróquias. "É importante que voltem com vontade de partilhar o que aprenderam, para que possam implementar novas ideias nas suas comunidades”, frisou.

A Festa do Jubileu, que ocorre de 30 de julho a 3 de agosto, envolve uma série de atividades, incluindo uma grande celebração eucarística no dia 30, que será dedicado a Portugal. Tiago espera que, durante as celebrações, os jovens recebam uma mensagem clara de que a verdadeira realidade do mundo se encontra nas interações do dia a dia e que se tornem missionários em suas comunidades.

O diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, Pedro Carvalho, comentou que a participação portuguesa reflete a resposta ao apelo do Papa Francisco durante a JMJ. O arcebispo Rino Fisichella antecipa a presença de jovens peregrinos de 146 países, com 68% oriundos da Europa.

#Jubileu2023 #JovensEmRoma #PeregrinaçãoCatólica