Morre o aclamado diretor de teatro russo Yuri Butusov em trágico acidente na Bulgária
Yuri Butusov, renomado diretor de teatro, faleceu aos 63 anos por afogamento na Bulgária, onde se encontrava de férias. O artista tinha sido exilado devido à guerra na Ucrânia.

O mundo do teatro russo está de luto pela morte de Yuri Butusov, um dos mais respeitados diretores da cena cultural russa, que faleceu hoje, aos 63 anos, vítima de um afogamento na Bulgária. A notícia foi avançada pelo 'site' Medusa, que citou colegas próximos do artista.
Butusov, que se exilou após o início do conflito na Ucrânia, estava a passar férias com a sua família à beira do Mar Negro, conforme relatou Kiril Krok, atual diretor do Teatro Vakhtangov.
O diretor foi distinguido por seis vezes com o prestigiado prémio Máscara de Ouro, tendo recebido o último galardão em 2021 por um espetáculo inspirado numa obra do dramaturgo sueco Henrik Ibsen.
Nascido em Leningrado, Butusov fez carreira no Teatro Lensovet, onde exerceu a direção de 1996 a 2004 e, posteriormente, de 2011 a 2018, antes de assumir o Teatro Vakhtangov.
Reconhecido pelas suas montagens inovadoras, colaborou com teatros renomados como o Satirikon, onde apresentou obras como Ricardo III e Rei Lear, e também dirigiu peças em países como Dinamarca, Noruega e Coreia do Sul.
Butusov deixou a direção do Teatro Vakhtangova em novembro de 2022, durante uma estadia em Paris, e desde então trabalhou em várias produções pelos países bálticos.
A fuga de artistas e intelectuais da Rússia tem-se acelerado desde o início da campanha militar na Ucrânia, refletindo a crescente repressão à liberdade de expressão no país.