Cultura

Mulheres em Foco no Festival Dias do Cinema Português em Berlim

O festival Dias do Cinema Português, em Berlim, estará dedicado ao universo feminino com doze filmes de ficção, protagonizados por mulheres em diversas situações, ao longo de novembro.

O festival Dias do Cinema Português, que se inicia na quinta-feira em Berlim, coloca a mulher no centro de palco com a exibição de doze filmes de ficção ao longo do mês de novembro. O evento, organizado pela Associação 2314, destaca as variadas facetas femininas através de narrativas que vão da imigrante em Portugal, vista em 'Manga d'Terra', à emigrante portuguesa no exterior, como em 'On Falling'.

Helena Araújo, presidente da associação, refere a presença de mulheres que representam diferentes histórias: "Temos a viajante do 'Grand Tour', a mulher rural de 'Légua', a que enfrenta o dilema de ficar ou partir em 'Hanami', e ainda a luta pela identidade cultural em 'A Flor do Buriti'". Além disso, o único documentário da seleção, 'Mulheres do Meu País', de Raquel Freire, é descrito como a síntese deste ano, apresentando 14 mulheres portuguesas que cativam pela sua singularidade.

O festival também exibirá 'Banzo', que está a competir para os Óscares, e 'O Bêbado', notável por ser o primeiro thriller português da mostra. Uma novidade deste ano será uma sessão especial em homenagem a José Cardoso Pires, com a projeção de 'Sombras Brancas', abordando o AVC que privou o autor da sua capacidade de escrever. Neste evento, a filha Ana e Edite Pereira, sua companheira há 44 anos, estarão presentes para um diálogo com o público.

Helena Araújo menciona que o maior desafio na seleção dos filmes foi a qualidade e diversidade das obras apresentadas: "No ano passado celebrámos o 25 de Abril e deixámos muitos temas para este ano, o que tornou a escolha ainda mais difícil. Acredito que a riqueza de novas vozes no cinema continuará a desafiar-nos nos próximos anos".

O festival realiza-se no histórico cinema Moviemento, que conseguiu evitar o fechamento graças a uma mobilização comunitária, criando um espaço de resistência e solidariedade. Helena sublinha que o evento é viável somente pelo esforço voluntário de muitos, e destaca a importância da divulgação: "Gostaria que cada leitor partilhasse esta informação com amigos ou familiares em Berlim, para que possamos alcançar todos os portugueses que vivem aqui".

“Acredito na teoria dos seis graus de separação. Um pequeno gesto pode fazer chegar esta mensagem a todos os apaixonados pelo cinema português em Berlim”, conclui, reforçando que cada sessão é seguida de uma conversa e um brinde com vinho do Porto.

#CinemaPortuguês #MulheresNoCinema #CulturaEmBerlim